Aços

AÇOS PARA BENEFICIAMENTO

Os aços para beneficiamento estão entre os aços para construção mecânica e caracterizam-se por um teor de carbono geralmente situado acima de 0,25%, podendo ser ligados ou não ligados. Os aços para beneficiamento são empregados na fabricação de peças que requerem uma boa combinação de resistência e tenacidade, com valores relativamente uniformes em toda a seção ou até uma certa profundidade. Essas propriedades são obtidas através de tratamentos térmicos como têmpera e revenimento, que constituem o processo conhecido como beneficiamento.

CARACTERÍSTICAS:

Alta temperabilidade, atingindo boa profundidade de camada temperada, adequado a aplicações severas de fadiga, abrasão, impacto e tensões a altas temperaturas. Pode ser tratado termicamente após usinagem.

APLICAÇÕES:

Virabrequins, bielas, juntas, eixos de automóveis, estabilizadores, engrenagens, parafusos de alta resistência e grampos para feixe de mola.

CARACTERÍSTICAS:

Exibe boa resposta ao tratamento térmico, especialmente para seções grandes. Possui boa combinação de resistência, ductilidade e tenacidade.

APLICAÇÕES:

Árvores de manivelas de caminhões, tratores e automóveis, engrenagens, braços e pontas de eixos e peças temperadas de seções grandes em geral.

CARACTERÍSTICAS:

Exibe boa resposta durante os tratamentos de endurecimento, possibilitando a melhoria das suas propriedades mecânicas. Além de boa temperabilidade (endurecimento) também possui boa forjabilidade e boa soldabilidade. É uma liga para construção mecânica utilizado para cementação.

APLICAÇÕES:

Amplamente utilizado na fabricação de engrenagens, pinos e peças onde há exigência de dureza superficial obtida pelo processo de cementação ou carbonitretação.

AÇOS CARBONO

Os aços carbono são aços com baixo, médio e alto teor de carbono, de composição química definida em faixas amplas. Os aços baixo carbono possuem no máximo 0,30% de carbono e os médio carbono possuem 0,30% a 0,60%. Os aços alto carbono possuem de 0,60% a 1,00% de carbono.

CARACTERÍSTICAS:

É um aço carbono de qualidade estrutural. Sua resistência, conformabilidade e excelentes propriedades de soldagem o tornam adequado para uma ampla variedade de aplicações, incluindo soldagem, fabricação e dobra.

APLICAÇÕES:

Estruturas metálicas em geral, serralheria, passarelas, máquinas e implementos agrícolas e implementos rodoferroviários.

CARACTERÍSTICAS:

Aço com maior resistência e menor deformidade que o 1016. Utilizado em condições nas quais o endurecimento superficial é necessário, mas a resistência do centro não é crítica.

APLICAÇÕES:

Eixos de grande seção que não sofrem grandes solicitações. Outras aplicações: pinos e correntes endurecidos e aros de rodas automotivas e barras catódicas e anódicas.

CARACTERÍSTICAS:

Indicado para forjamento, com boa resposta a têmpera, porém não recomendado para cementação.

APLICAÇÕES:

Eixos, cubos de roda, balancins, engrenagens árvore de manivelas, pinos, parafusos, hastes de amortecedor, porcas e sapatas de trator.

CARACTERÍSTICAS:

Alto teor de carbono e cromo, com excelente resistência a fadiga, alta temperabilidade e boa ductilidade. Na condição beneficiada apresenta alta resistência mecânica.

APLICAÇÕES:

Fabricação de molas planas, fixadores, facas industriais, pinos, lâminas de corte, eixos automotivos e outros.

Tolerância de barras
laminadas conforme
NBR 8647

Tolerância de barras
trefiladas conforme
NBR 16683

Receba atendimento
personalizado por um
de nossos especialistas

Preencha os campos ao lado, entraremos em contato com você:

×